Transporte de Estudantes

A AEUB viabiliza o transporte de Estudantes até as suas respectivas instituições de ensino orientando, contratando ou firmando parcerias com o Poder Público e Iniciativa Privada.

Atualmente esta Associação oferece duas modalidades de benefícios de transporte através de parceria com o Poder Público:

  • Transporte contratado diretamente através do Município de Barão;
  • Reembolso de despesas dos Estudantes;

Transporte contratado diretamente através do Município de Barão.

O Município de Barão contrata diretamente o transporte universitário para os destinos com maior procura pelos Estudantes, cobrindo 95% do custo desse transporte. Os outros 5% são cobertos com recursos dos próprios Estudantes.

Os destinos e turnos beneficiados por essa modalidade de benefício são:

  • Bento Gonçalves (Noturno);
  • Garibaldi (Noturno);
  • Caxias do Sul (Noturno);

Conforme a demanda do semestre, o Município poderá alterar o quadro de linhas contratadas.

Reembolso de despesas dos Estudantes.

Os outros destinos que não são beneficiados pelas linhas contratadas diretamente pelo Município poderão ser beneficiados através do Reembolso de Despesas, previsto no Chamamento Público 001/2018. Nessa modalidade os Estudantes suportam os custos de transporte e posteriormente recebem o reembolso dessas despesas.

O percentual de reembolso é de até 95% das despesas, abrangendo as seguintes formas de transporte:

  • Linhas fretadas diretamente pelos Estudantes que se organizam em grupos e contratam um transportador para realizar o transporte, pelo critério de menor preço, com auxílio da AEUB;
  • Transporte Público, no caso de Estudantes que utilizam linhas de transporte regular pelo regime de concessão pública;
  • Transporte Particular, no caso de Estudantes que utilizam meios próprios de locomoção e recebem reembolso de despesas de até 95% do custo, utilizando como fator de cálculo o custo de Transporte Público daquela rota. O reembolso é dividido pela quantidade de ocupantes do veículo;

Cumpre esclarecer que, para ter acesso à esses benefícios, os interessados devem ficar atentos às publicações de Editais neste site e nos canais oficiais do Poder Público.

A utilização do benefício fica condicionada aos critérios estabelecidos pela AEUB e Poder Público, que serão divulgados no decorrer da execução das atividades.